Pompéu a Capital Mineira do Leite

Pompéu, a Capital Mineira do Leite
Terra de Dona Joaquina de Pompéu (Joaquina Bernarda da Silva de Abreu Castelo Branco Soutto-Mayor de Oliveira Campos), figura histórica e matriarca de todo o Oeste Mineiro. Mulher de destaque e detentora de uma das maiores riquezas do Brasil no século XVIII. Dona Joaquina possuía um patrimônio de cerca de 100.000 alqueires de terras, 60.000 cabeças de gado, 2.500 juntas de bois carreiros, 10.000 cavalos e mais de 1.000 escravos.

Como vendedora de gado para corte, Dona Joaquina foi uma mulher empreendedora, notável, de grande expressão e destaque em sua época. Dentre suas ações de empreendedorismo, destaca-se a remessa de 200 cabeças de gado para alimentação da corte portuguesa, que possibilitou sedimentar suas bases comerciais na praça do Rio de Janeiro, familiarizando com as condições de funcionamento do mercado.

O município nasceu no Pouso dos Buritis, ponto de parada das tropas que faziam o trajeto que ligava Montes Claros ao Oeste de Minas e Pitangui a todo o Litoral Atlântico.
Pompéu faz parte da história do Brasil há mais de duzentos anos, contudo, somente em 1840 ocorreu a fundação do arraial por Joaquim Cordeiro Valadares genro de Dona Joaquina. Em 17 de dezembro de 1938, o então arraial do Buriti da Estrada tornou-se uma cidade, recebendo então o nome de Pompéu, homenageando seu primeiro habitante, o Sr. Antônio Pompeu Taques.

Situado no Alto São Francisco, região Centro-Oeste de Minas Gerais, o município de Pompéu é cercado de rios, duas represas, córregos e açudes, composto por uma área de 256.000 ha. de terras, em grande parte férteis e cultiváveis, sendo um dos maiores e mais prósperos municípios Minas Gerais.

A economia de Pompéu é bastante diversificada, baseada principalmente na produção leiteira (uma entre as maiores bacias leiteiras do estado de Minas Gerais e do Brasil), de gado de corte, álcool combustível, derivados do leite, móveis, extração e beneficiamento de ardósia e plantio de eucalipto.

O rebanho leiteiro de Pompéu é em grande parte da raça Girolando, proveniente do cruzamento da raça Holandês (Europeu) com a Raça Gir (Zebu). Atualmente em Pompéu, o gado leiteiro possui em média, grau de sangue com ¾ Holandês e ¼ Gir, conferindo um gado produtivo, padronizado e bem adaptado ao clima e relevo da região.