Centro Cultural Dona Joaquina

Centro Cultural Dona Joaquinda do Pompéu

Inaugurado no dia 20 de agosto de 2011 na cidade de Pompéu, o Centro Cultural Dona Joaquina do Pompéu resgata a história da mulher mais empreendedora do Brasil no século XIX, matriarca de toda a nossa região.

O complexo arquitetônico é composto por quatro espaços: Casarão, Anexo Administrativo, Anfiteatro e Espaço Cultural.

O Casarão, espaço de maior destaque, é uma réplica do Solar do Laranjo, obra construída em 1871, por Antônio Cândido de Campos Cordeiro, bisneto de Dona Joaquina às margens do Rio Paraopeba (área atualmente inundada pelo lago da hidrelétrica Retiro de Baixo).
Com dois pavimentos, abriga o Museu da Cidade de Pompéu, com rico e belo acervo composto de peças que ilustram a história de Dona Joaquina, seus filhos, descendentes e inúmeras outras peças antigas que nos levam a uma viagem pelo tempo em nossa região, durante o século XVIII, XIX e início do século XX.

O Museu conta ainda, com rico acervo fotográfico e coloca a disposição dos visitantes livros que documentam toda a genealogia do casal do Pompéu, mostrando os mais de 80.000 descendentes.

Dois quadros da famosa artista plástica mineira Iara Tupinambá compõem e abrilhantam a galeria do Museu. O pavimento térreo é destinado a exposições itinerantes e do artesanato de Pompéu, conhecido em toda a nossa região por sua diversidade e qualidade.

O Centro Cultural Dona Joaquina do Pompéu é uma das melhores opções de Turismo Histórico e Cultural da cidade de Pompéu.

Com total acessibilidade (elevadores para idosos e deficientes), guia interno e acesso gratuito, está aberto para visitação pública:

de terça a sexta-feira
8:00 às 11:00 e de 13:00 às 17:00

aos sábados
14:00 às 18:00

Mais informações: 3523-2266